Física Maníacos
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Contruindo um Termoscopio
Contruindo um:
Materiais:
-Alcool;
-Durepox;
-Um garrafa ( utilizamos uma de vidro de leite de coco, ate mesmo para facilitar a visualização);
-Um cano de caneta;
-Uma regua;
-Um piloto.
Como fazer:
Preencha a garrafa com alcool e em seguida cole o durepox, em sua boca com a caneta, utilize a regua e o piloto para graduar no bulbo(em nosso experimento fizemos com variações de 5cm); simples e facil.
Em nosso experimento calculamos a variação de temperatura em varias situações, exemplo:
- Na temetatura ambiente normal sua altura atingiu 0,75 cm
- Dentro da geladeira 0,25cm
- No congelador sua temperatura caiu, atingo assim 0, ou seja não existe alcool no bulbo.
- Ao aquecermos novamente o exeprimento sua temperatura volta a subir, atingindo 0,5cm, contudo ela voltara a temperatura normal apos um certo tempo.
Conclusão: O deslocamento do alcool no bulbo e a temperatura são proporcionais. Se a temperatura aumentar o deslocamento aumenta, se ela diminuir o deslocamento também diminui.
terça-feira, 14 de junho de 2011
Pilhas e Baterias
Sabe aquele dia que você chega cansado em casa e só tem forças apenas para ver TV, deitado no sofá com o controle na mão? Quando ocorre uma queda de energia justamente no momento em que você está fazendo sua redação do dia seguinte, tornando-se indispensável o uso de uma lanterna? Ou então, quando esquece essa mesma redação em casa e precisa ligar para pedir que a sua mãe leve-a no colégio? E é aí que entram as grandes heroínas: as pilhas e baterias.
As pilhas e baterias são sistemas, que através de reações químicas produzem energia elétrica. “Na prática” elas servem para armazenar energia para que possamos utilizar aparelhos móveis sem preci
sarmos nos prender a uma fonte fixa.
E é justamente por serem tão úteis em nossas vidas que elas tornaram-se tão perigosas. As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados nocivos à saúde humana e ao meio am
biente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Consumida em grande escala, uma enorme quantidade de pilhas e baterias são descartadas diariamente.
E o que fazer com o que é descartado?
Por lei, o correto seria levar ao estabelecimento onde comprou. Já que para os ítens. que eles vendem, “deveriam” haver um posto de coleta. Mas é muito raro nos dias de hoje encontrarmos um estabelecimento que fornecem esse serviço. Mesmo assim para descartar as pilhas é recomendável que você procure em sua escola, trabalho, lojas, qualquer lugar por postos de reciclagem.
Já que os programas de coleta de pilhas e baterias estão cada vez mais ganhando forças, a partir de iniciativas como a do Banco Real, com o seu programa “Papa-pilhas”. Que antes era exclusivo de suas agências, agora, está se
ndo adotada por outras empresas, como a TIM, a Gerda, a 3M. São cerca de 200 empresas que já conta
m com esse serviço e mas 300 cadastradas para sua implantação.
Fontes:
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/pilhas_e_baterias/pilhas_e_baterias.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pilhas-e-baterias/pilhas-e-baterias-1.php
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110217061300AArMgGY
http://pilhas-recarregaveis.com.br/faq/como-descartar-pilhas