Física Maníacos

Física Maníacos

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Por que parece que estamos dançando em câmera lenta na boate ?

O motivo disso são as luzes estroboscópicas (aquelas luzes brancas que acendem e apagam rapidamente) da boate. Você parece estar em câmera lenta. Mas, porque isso ocorre?

As luzes estroboscópicas (LE) são caracterizadas pela emissão de pulsos de luzes em intervalos de tempos regulares, ou seja, ela acende e apaga em intervalos de tempos iguais.

Quando uma pessoa esta dançando e você a observa, você vê apenas parte do movimento devido o piscar da LE. Este fenômeno está ligado á fisiologia do olho e se explica pelo fato de que em um curto intervalo de tempo em que luz se apaga, os seus olhos não conseguem se acostumar com a baixa luminosidade, portanto não conseguimos enxergar nada quando a luz esta apagada, isto é, a pupila não consegue dilatar para enxergar adequadamente no escuro em um intervalo de tempo muito pequeno.

Devemos lembrar também, que só conseguimos ver algo, quando este está refletindo luz para os nossos olhos, ou seja, você só consegue ver um objeto porque a luz bate neste e reflete para o interior dos seus olhos. Então concluímos que quando não há luz, não podemos enxergar nada. Daí vem aquela celebre frase, “o escuro é a ausência de luz”.

Resumidamente, quanto menor o intervalo de tempo entre o acende e apaga da LE, menor o tempo que temos para ver uma pessoa realizando um movimento completo, dando assim a sensação de que estamos em movimento de câmera lenta
.


Para quem não conhece uma luz estroboscópica :



Fonte: http://curiofisica.com.br/camera-lenta-na-boate/

Nenhum comentário:

Postar um comentário