Física Maníacos

Física Maníacos

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

POR QUE O SOM DA NOSSA VOZ SAI DIFERENTE AO OUVIRMOS EM UMA GRAVAÇÃO?

Quem nunca ouviu sua voz em um gravador e achou que aquela voz não era sua? Geralmente não gostamos de como sai o som da nossa voz através de um gravador, mas agora você vai entender porque a nossa voz sai assim, ou se ela realmente é assim.

Primeiramente, é sabido que o som precisa de um meio para se propagar.
O ar é um meio do som se propagar, e quando ouvimos alguém falar conosco, estamos ouvindo sua voz através da sua propagação no ar. Agora quando ouvimos a nossa própria voz, estamos ouvindo ela se propagar pelo ar e pelas estruturas que existem dentro da nossa cabeça (ossos, músculos, líquidos…), ou seja, ela se propaga por vários meios diferentes ao mesmo tempo e não apenas pelo ar como na primeira situação, e isso trás uma mudança de como você a ouve. A situação é a mesma de quando você conversa com outra pessoa debaixo da água, a voz deste(a) está diferente do que você está habituado a ouvir, porque o meio por onde o som está se propagando é diferente.

Quando falamos em um gravador e ouvimos a nossa voz através dele, estamos a ouvindo apenas através do ar, assim como as outras pessoas que nos ouvem, por isso, para elas, a sua voz continua a mesma, mas para você, o registro não corresponde a sua própria voz

Fonte: http://curiofisica.com.br/voz-diferente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário