Ele mede a velocidade media do veiculo ao passar por uma serie de sensores instalados no chão. O computador tem arquivado a distancia entre os sensores, e mede o tempo que o carro gasta ao passar por eles. Acima da velocidade permitida ele dispara a maquina fotografica que registra a infração.
Tipos de radares de trânsito e como funcionam
Radar Fixo
Totalmente automático, ou seja, não precisa de um operador e é instalado na via com três laços detectores distantes 3 metros um do outro. O cálculo é feito com base no tempo que o carro passa de um laço para o outro. Uma faixa tem total independência em relação à outra, ou seja, uma não depende do outra e elas trabalham simultâneamente se necessário. No caso de cruzarem dois veículos em alta velocidade, os dois serão flagrados. Conforme o carro passa, ele calcula a velocidade e aciona a câmera fotográfica, se a mesma estiver acima do que foi configurado préviamente.
Lombada Eletrônica
Funciona da mesma forma que o radar fixo, mas exibe ao motorista sua velocidade ao cruzar os laços.
Tripé
Este sistema é utiliza lasers que são emitidos constantemente na pista e conseguem calcular a velocidade, mas ao contrário dos modelos acima, se passar dois carros ao mesmo tempo, ele não registra a medição.
Radar móvel
Este último seria o que realmente poderíamos chamar de Radar móvel e ainda, é o único que faz jus ao título de radar, pois usa o efeito doppler, ou seja, lança um onda em direção ao veículo, e calcula a velocidade, com base no tempo que leva para ir e voltar e a distância.
Fontes:
http://www.strobous.com/como-funcionam-os-radares-nas-ruas-e-rodovias.html
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060906122809AAN6JNq
http://www.portalappm.com.br/materia.php?id=21382
Nenhum comentário:
Postar um comentário