Física Maníacos

Física Maníacos

segunda-feira, 1 de março de 2010

Usando Corretamente as Unidades de Grandeza

Cada vez que lê um texto técnico, uma página sobre algum produto, um manual, vai encontrar informações sobre grandezas. E a correta interpretação da unidade é crucial para o entendimento da grandeza em questão. Também na hora de escrever, seja um trabalho, um artigo ou mesmo ao fazer uma pergunta em um fórum, escrever incorretamente as unidades das grandezas pode trazer sérios inconvenientes, desde ser interpretado erroneamente até passar “atestado de ignorância”. Imagine conseguir aquele emprego que sempre sonhou e, quando o chefe pede um relatório técnico, você o escreve cheio de erros? Na melhor das hipóteses, esqueça aquela promoção.

Inicialmente, vamos falar sobre o Sistema Internacional de Unidades (SI). Esse sistema permitiu a uniformização das unidades no mundo, facilitando muito o comércio e o intercâmbio de informações científicas. Imagine o mundo globalizado e conectado de hoje, mas com cada país usando unidades diferentes.

O SI tem duas classes de grandezas: as de base e as derivadas. Algumas unidades de base são: a unidade de comprimento (metro), de massa (quilograma), de tempo (segundo), de corrente elétrica (ampère) e temperatura termodinâmica (kelvin).

Nesse momento cabe uma regra básica: unidades de medida, quando escritas por extenso, são sempre escritas em letras minúsculas, mesmo aquelas que são originárias de nomes próprios (por exemplo, ampère e newton).

Toda unidade de medida tem, também, um símbolo. Repare, trata-se de um símbolo e não uma abreviatura. Esses símbolos são definidos pelo SI e não se pode simplesmente abreviar a unidade como quisermos. Por não ser uma abreviatura, não se deve utilizar um ponto após o símbolo. Por exemplo, o símbolo para o metro é a letra m, e não M, m., mt, mts, mts., ou qualquer outra coisa.

Outro detalhe importante: como regra básica, o símbolo é a primeira letra do nome da unidade. Quanto esse nome provém de um nome próprio, o símbolo é escrito com letra maiúscula, e quando não, usa-se letra minúscula. O símbolo não se modifica ao ser escrito no plural. Exemplo: 1 metro pode ser escrito como 1 m, mas 2 metros escreve-se 2 m e não 2 ms (que seria lido como “2 metros vezes segundo”).

Atente para o quilograma: apesar da sua abreviatura ser o kg, não é correto escrever kilograma.

Há ainda outra “categoria” de unidades que são derivadas, mas que possuem seu próprio nome e símbolo.

Há ainda algumas grandezas cuja unidade é apenas o número um (1). Comumente são chamadas de “sem unidade”. Elas costumam ser a razão ou comparação entre grandezas de mesma natureza, como por exemplo o índice de refração e o coeficiente de atrito.

Há, ainda, duas unidades que não são “oficiais” do SI mas que fazem parte de nosso cotidiano. São bit e o byte. O bit é a menor unidade de informação existente, enquanto o byte é o conjunto de oito bits (também chamado de octeto). O símbolo para o bit é “b” (minúsculo) enquanto o símbolo do byte é “B” maiúsculo. Derivadas dessas duas unidades há outras duas, que servem para expressar a grandeza “taxa de transferência de dados”: o bit por segundo (bps) e byte por segundo (B/s). Essas são muitas vezes escritas “b/s” e “Bps”, mas estas outras formas devem ser evitadas para não causar confusão.

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1631

Um comentário:

  1. E aí galera tudo bem?
    Olha to gostando do Blog, os assuntos tão bem interessantes e as postagens extras bem legais, agora queria que vocês tomassem cuidado com o excesso de texto, pois com tantas linhas e parágrafos o post pode correr o risco de ficar chato!

    Então cuidado com isso, e mais ilustrações viu!!

    Abração! até a proxima!

    ResponderExcluir