Física Maníacos

Física Maníacos

domingo, 7 de agosto de 2011

Maquinas Termicas



As maquinas térmicas realizam trabalho de acordo com a variação de temperatura,( convertem calor em trabalho); retirando calor de uma fonte quente e transferindo este para uma fonte fria, portanto quando menor a quantidade deste for perdida (transferida) para uma fonte fria maior a eficácia da máquina. Apesar de apresentarem tipos diferentes todas às maquinas térmicas funcionam de forma igual.

O cilindro com pistão móvel é um dos principais componentes dessas máquinas, pois o gás preso dentro dele sob pressão, quando é aquecido, expande-se, deslocando o pistão e realizando trabalho. As máquinas térmicas e outros dispositivos que funcionam por ciclos utilizam normalmente um fluido para receber e ceder calor ao qual se dá o nome de fluido de trabalho.

Para calcular a quantidade de trabalho de uma maquina térmica utilizamos a seguinte equação Wt= W2- W1; onde Wt é o trabalho total, W2 é o trabalho de fonte quente e W1 o trabalho da fonte fria.

E para calcular o rendimento de uma maquina utilizamos a formula: n=Wt/Q2(3);

Onde Q2 é o mesmo que W2 que por sua vez respresenta o trabalho da fonte quente; a razão entre o trabalho total e o trabalho (ou calor) necessário para que ela funcione, ou seja, é o que se obtém pelo que se dá de trabalho.

Fonte:

http://www.infoescola.com/fisica/maquina-termica/

http://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/maquinas-termicas.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_t%C3%A9rmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário