Ocorre essa diferença de temperatura porque a velocidade do deslocamento do ar é diferente nos dois casos. Tanto o ar quanto o sopro possuem a mesma temperatura antes de sair pela boca.
Quando sopramos, deslocamos pequenas camadas de ar que estão junto ao local atingindo diminuindo sua pressão, já que a velocidade do sopro é alta. Outras moléculas do ar do ambiente deixam de ocupar o espaço de baixa pressão e como essas moléculas se encontram em uma temperatura mais baixa, acaba ocorrendo a sensação de resfriamento causado pelo sopro. Porém, o sopro só é frio quando a temperatura do ambiente for menor que a do nosso corpo.
Já com o bafo ocorre o processo contrário, já que sua velocidade é menor, não é criado uma área de baixa pressão na região atingida. Com isso, as moléculas de ar do ambienta não são atraídas pra lá. E como as moléculas do bafo estão numa temperatura maior que as do ambiente, acaba gerando a sensação de calor.
Fonte: Mundo Estranho
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá! Sou o proprietário do blog "Filho do Filho da Arte" (http://filhodofilhodaarte.blogspot.com/) e autor da imagem que é exibida nesta postagem.
ResponderExcluirHá algum tempo, usei esse mesmo tema em meu blog, para satisfazer a curiosidade de alguns de meus alunos. Nessa mesma ocasião, retirei as informações do site da revista "Mundo Estranho" e criei a imagem acima.
Como você pode conferir, lá eu citei a fonte do texto e creditei a mim mesmo a autoria da arte.
De minha parte, não tenho objeções em você utilizar esse desenho nesta postagem. Contudo, apenas solicito, pela ética, a inclusão dos créditos de minha autoria, no modelo abaixo:
© 2010, Por John McArtson. Todos os direitos reservados.
Desde já, agradeço, e desejo-lhe sucesso!!!