Física Maníacos

Física Maníacos

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ametropia

Ametropia é o termo dado quando a refração ocular causa a perda da nitidez da imagem na retina, como exemplos de ametropias temos a miopia, hipermetropia, presbiopia, astigmatismo, estrabismo, catarata e daltonismo. A correção dessas ametropias é feita através de lentes divergentes, convergentes, cilíndricas, prismáticas ou ate mesmo por meio de cirurgia para a implantação de uma lente artificial.


Principais defeitos na visão:

MIOPIA

A miopia é caracterizada pela dificuldade do miupe de enxergar objetos mais distantes.Apresenta como defeito o achatamento do globo ocular, provocando um alongamento no eixo óptico, por isso a imagem é formada antes da retina. A correção é feita através de lentes divergentes.

HIPERMETROPIA

Caracterizada pela dificuldade de enxergar os objetos mais próximos, causado pelo encurtamento do globo ocular. É corrigida com o uso de lentes convergentes.

ASTIGMATISMO

O portador do problems apresenta um defeito na córnea, com raios de curvatura irregulares, ocasionando uma visão manchada dos objetos.
A correção é feita com o uso de lentes cilíndricas.

PRESBIOPIA

Conhecida popularmente como "vista cansada". Não é uma anomalia física, mas é decorrente da idade. Apresenta como defeito o endurecimento do cristalino, causado a perda da capacidade de acomodação visual. A correção é feita com o uso de lentes convergentes.

ESTRABISMO

É um defeito na incapacidade de dirigir para um mesmo ponto os eixos ópticos dos olhos. A correção é feita com o uso de lentes prismáticas.

CATARATA

Encontrado geralmente em pessoas de maior idade, é causado pela opacidade do cristalino. A correção é feita com a substituição do cristalino por uma lente artificial, através de uma cirurgia.

Um comentário:

  1. Que bom que trataram de quase todos os problemas aqui, ficaria melhor ainda com algumas ilustrações de cada problema!

    ResponderExcluir