Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela frequência da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.
O comprimento de onda λ tem uma relação inversa com a frequência f, a velocidade de repetição de qualquer fenómeno periódico. O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda. Quando se lida com radiação electromagnética no vácuo, essa velocidade é igual à velocidade da luz 'c', para sinais (ondas) no ar,essa velocidade é a velocidade na qual a onda viaja.
Essa relação é dada por: λ=c/ f, em que:
- λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética;
- c = velocidade da luz no vácuo = 299.792,458 km/s ~ 300.000 km/s = 300.000.000 m/s
- f = frequência da onda 1/s = Hz.
- v = velocidade da onda.
- λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética;
- T é o período da onda.
Para caracterizar uma onda, portanto, é necessário conhecer apenas duas quantidades, a velocidade e o comprimento de onda ou a frequência e a velocidade, já que a terceira quantidade pode ser determinada da equação acima, que podemos reescrever como: f =v/ λ.
Quando ondas de luz (e outras ondas electromagnéticas) entram num dado meio, o seu comprimento de onda é reduzido por um factor igual ao índice de refracção n do meio, mas a frequência permanece inalterada. O comprimento de onda no meio, λ' é dado por: λ'= λ0/ n em que λ0 é o comprimento de onda no vácuo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comprimento_de_onda
http://pt.wikipedia.org/wiki/Onda#Meios_de_propaga.C3.A7.C3.A3o
Bom, talvez se esse gif ai funcionasse né!!
ResponderExcluirMas ta blz!
Vamos tentar inserir alguns vídeos aqui nas próximas postagens, vão deixar os posts bem mais interessantes!