Física Maníacos

Física Maníacos

sábado, 9 de abril de 2011

O que é onda?



Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela frequência da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.



O comprimento de onda λ tem uma relação inversa com a frequência f, a velocidade de repetição de qualquer fenómeno periódico. O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda. Quando se lida com radiação electromagnética no vácuo, essa velocidade é igual à velocidade da luz 'c', para sinais (ondas) no ar,essa velocidade é a velocidade na qual a onda viaja.
Essa relação é dada por: λ=c/ f, em que:
  • λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética;
  • c = velocidade da luz no vácuo = 299.792,458 km/s ~ 300.000 km/s = 300.000.000 m/s
  • f = frequência da onda 1/s = Hz.
A velocidade de uma onda pode, portanto ser calculada com a seguinte equação: v= λ/T, em que:
  • v = velocidade da onda.
  • λ = comprimento de onda de uma onda sonora ou onda electromagnética;
  • T é o período da onda.
O inverso do período, 1/T, é chamado de frequência da onda, ou frequência de onda: f=1/T e mede o número de ciclos (repetições) por segundo executados pela onda. É medida em Hertz (ciclos/segundo).
Para caracterizar uma onda, portanto, é necessário conhecer apenas duas quantidades, a velocidade e o comprimento de onda ou a frequência e a velocidade, já que a terceira quantidade pode ser determinada da equação acima, que podemos reescrever como: f =v/ λ.


Quando ondas de luz (e outras ondas electromagnéticas) entram num dado meio, o seu comprimento de onda é reduzido por um factor igual ao índice de refracção n do meio, mas a frequência permanece inalterada. O comprimento de onda no meio, λ' é dado por: λ'= λ0/ n em que λ0 é o comprimento de onda no vácuo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Comprimento_de_onda
http://pt.wikipedia.org/wiki/Onda#Meios_de_propaga.C3.A7.C3.A3o

Um comentário:

  1. Bom, talvez se esse gif ai funcionasse né!!

    Mas ta blz!

    Vamos tentar inserir alguns vídeos aqui nas próximas postagens, vão deixar os posts bem mais interessantes!

    ResponderExcluir