Física Maníacos

Física Maníacos

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lei de Hubble

Em 1923, o astrônomo Edwin Hubble começou um estudo de estrelas Cefeidas em ``nebulosas espirais'' Usando a relação período-luminosidade para as Cefeidas, ele calculou a distância em que elas se encontravam da Terra, obtendo um valor de 800.000 anos-luz para Andrômeda e valores semelhantes para outros objetos. Os resultados mostraram que estes sistemas eram enormes conjuntos de estrelas e, definitivamente, encontravam-se fora da nossa Galáxia. Contudo, a mais importante descoberta de Hubble foi que as galáxias distantes se afastavam de nós e que todas as galáxias, simultaneamente, se afastavam umas das outras.
Seu resultado baseou-se na descoberta de uma relação linear entre a distância das galáxias até nós e a velocidade com que elas se afastavam de nós, escrita da forma v=Ho.D. A constante Ho é chamada constante de Hubble. Essas observações mostraram uma recessão sistemática e isotrópica dos objetos observados, e foram confirmadas até distâncias extremamente grandes. O valor de Hubble é correspondente à 71 km/s.Mpc. Esse valor tem dimensão [t] -¹, logo é possível, usando os valores medidos de e , fazer uma estimativa da idade do Universo.
Figure: Gráfico da Lei de Hubble, mostrando a relação entre distância e velocidade para diversos aglomerados de galáxias. O quadrado no canto inferior esquerdo representa as região em que se encontravam as galáxias observadas por Hubble na década de 20.

Fonte: http://www.das.inpe.br/cosmo/intro-cosmo/node4.html

2 comentários:

  1. o que a Lei de Hubble tem a ver com o efeito doppler?

    ResponderExcluir
  2. foram observados aspectos do efeito doppler nos resultados da lei de Hubble com base na variação do espectro das galaxias conforme a velocidade, as galaxias que se moviam mais depressa se aproximavam do espectro azul, se nao me engano.

    ResponderExcluir