Física Maníacos

Física Maníacos

quarta-feira, 27 de abril de 2011

O que é calor ?


É comum dizer que estamos com calor, mas fisicamente falando, é errado falar isso. O calor é uma energia térmica em trânsito que passa de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, por exemplo, dois corpos um quente e outro frio quando entram em contato eles trocam seu calor e se equilibram, ambos ficando com a mesma temperatura. A velocidade de recepção ou perda de calor varia de corpo para corpo.

Um exemplo comum em nosso dia-a-dia de troca de calor é o radiador em um carro, no qual a fonte de calor, a água, sendo um fluido quente de refrigeração do motor, transfere calor para o ar fluindo através do radiador.

Essa energia pode tanto igualar temperaturas como modificar a matéria (fazer um bolo), mudar o estado de outra matéria (jogar água fria em uma chapa de metal quente) ou até mesmo modificar o próprio material (se você pegar um “clips” de metal e começar a dobrar num mesmo lugar, o metal irá produzir calor com a energia das sucessivas modificações!).


Fonte:
http://www.csrdf.com.br/Conteudo.aspx?A=25&C=1296
http://www.blogers.com.br/o-que-e-calor/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trocador_de_calor

Nenhum comentário:

Postar um comentário