Física Maníacos

Física Maníacos

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Febre


A febre, também conhecida como pirexia é a elevação da temperatura do corpo, contudo só é assim chamada quando seu valor ultrapassa 37,5ºC, até esta medida é apenas considerada como estado febril.
Quanto maior a temperatura de um corpo consequentemente aumenta sua velocidade da reação contra os patógenos, até se atingir a temperatura ótima; a partir dela, a atividade volta a diminuir, por desnaturação (perda a da estrutura tridimensional, portanto, as suas propriedades; é um processo é irreversível) da molécula, ou seja, se a febre for muito alta, haverá desnaturação de proteínas.
Um mecanismo adaptativo próprio dos seres vivos, esta é uma reação do corpo contra patógenos; a sensação ruim que sente a pessoa febril faz com que ela poupe energia e descanse, funcionando também através do maior trabalho realizado pelos linfócitos e macrófagos. Normalmente a febre é causada por infecção, contudo nem sempre é assim, ela pode ser atribuída transfusões sanguíneas incompatíveis, doenças reumáticas e doenças autoimunes.
Tradicionalmente nós medimos a temperatura do corpo pela testa e pescoço, utilizando a mão; já a da boca, axila e ânus utilizamos o termômetro.
Valores normais de temperatura
Temperatura axilar: 35,5 a 37 °C, com média de 36 a 36,5 °C.
Temperatura bucal: 36 a 37,4 °C.
Temperatura retal: 36 a 37,5 °C, isto é, 0,5 °C maior que a axilar.
A temperatura retal maior que a axilar em valores acima de 1 °C, pode ser indicativo de processo inflamatório abdominal baixo ou pélvico.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Febre
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090618100549AAUhAvk

Nenhum comentário:

Postar um comentário