Física Maníacos

Física Maníacos

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Revolução Industrial

A Revolução Industrial, que ocorreu na segunda metade do século XVII na Inglaterra, constituiu no fim da transição do feudalismo para o capitalismo, trazendo a destruição de costumes e instruções, criando assim uma nova forma de viver e de se pensar perante a sociedade, além de representar também um processo notável de evolução tecnológica.

Na revolução industrial também houve uma grande mudança na forma de trabalho, onde algumas funções que eram exercidas pelos operários passaram a ser feitas por máquinas. Nessa época foram inventadas as máquinas térmicas, que são dispositivos que transformam calor em trabalho mecânico.

As primeiras máquinas térmicas foram inventadas no século XVII por Heron, porém consumiam muito combustível para produzir um trabalho pequeno. Mas por volta de 1770 James Watt apresentou um novo modelo de máquina, substituindo com enormes vantagens as maquinas já existente. O modelo de Watt passou a ser muito utilizado nas fábricas, sendo considerado um dos fatores que provocaram a famosa Revolução industrial.

A revolução industrial foi patrocinada pela burguesia, que buscava cada vez mais, maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias.

A ciência moderna está relacionada à revolução industrial. A partir do século XVIII, a ciência ingressou em um constante processo de evolução, essa desencadeou uma série de novas tecnologias que transformaram de forma rápida a vida do homem, sobretudo, no modo de produzir mercadorias, que nesse caso serviu principalmente o setor industrial, acelerando o desenvolvimento do sistema capitalista.

O que a ciência do século XVIII tinha para oferecer não era mais do que a esperança de que a observação atenta e a experimentação pudessem melhorar significativamente a produção industrial: máquinas a vapor, vidros, têxteis.

Fontes:
http://gptsunami2m2.wordpress.com/maquinas-termicas-e-a-revolucao-industrial/
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080417052949AAf5YHI
http://www.culturabrasil.pro.br/revolucaoindustrial.htm
http://nautilus.fis.uc.pt/personal/vieira/ct.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/primeira-revolucao-industrial.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário