Física Maníacos

Física Maníacos

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Origem do nome dos planetas do Sistema Solar

A maioria dos nomes dos corpos do Sistema Solar foi escolhida de acordo com a mitologia greco-romana.
Por exemplo, o planeta Vênus possui o nome da deusa da beleza e do amor. Provavelmente, recebeu esse nome porque o seu brilho no céu, entre os outros planetas, é o mais intenso quando visto da Terra.
Já o planeta Marte recebeu o nome do deus da guerra, talvez devido à sua coloração vermelha, que se assemelha ao sangue.
Netuno, o deus do mar, foi o nome escolhido para mais um planeta do Sistema Solar, devido à sua coloração azulada, que lembra a cor das águas marinhas.
O planeta mercúrio,
foi assim chamado talvez por causa da velocidade com que se move em sua órbita, já que seu nome é uma homenagem a Hermes, deus do comércio, dos viajantes e também dos ladrões, que é às vezes associado também ao deus da velocidade.
Júpiter em razão de ser o maior de todos os planetas tem seu nome como homenagem ao deus dos deuses, Zeus.
Urano tem seu nome em homenagem ao o mais antigo deus grego, o mais velho deus supremo.Saturno ao deus da agricultura e do tempo.
Plutão por estar muito longe dos outros planetas recebeu em o nome do deus do inferno.
Na mitologia romana Tellus - o solo fértil - era a deusa da Terra. Na mitologia grega era Gaia -"terra mater", que quer dizer "terra mãe". Existem centenas de outros nomes para o nosso planeta em várias línguas. O nome do nosso planeta Terra na língua inglesa, "Earth", é o único nome de planeta que não tem origem na mitologia greco-romana. O nome provém do alemão e inglês antigos.

Fonte: http://www.fortunecity.com/tatooine/servalan/272/origem.htm
http://www.on.br/glossario/alfabeto/m/mitologia.html
http://clickeaprenda.uol.com.br/mostraConteudo.action?nivel=F2&codigoPagina=NOT1009270301

Nenhum comentário:

Postar um comentário