Física Maníacos

Física Maníacos

domingo, 9 de outubro de 2011

Construindo uma Máquina Térmica

Construindo uma Máquina Térmica

Materiais:

• Máquina

- Uma lata (ex: leite Ninho);

- Durepox;

- Pedaço de madeira;

- Duas barras de madeira;

- Uma agulha.

Montando: Coloque dentro da lata um pouco de agua, na sua tampa faça um furo encaixando a agulha e fixando-a com durepox e garantindo que o vapor passe apenas pela agulha, use o durepox também para fechar a tampa da lata, evitando assim acidentes. Depois da lata pronta, utilize as duas barras de madeira como suporte e fixa no pedaço de madeira.

• Cata vento:

- Folha de oficio;

- Cola;

- Tampa de uma vasinho de tinta Guache;

- Alfinete;

- Palito de pirulito.

Montando: Corte a folha em pequenos pedaços semelhantes a um trapézio, e cole na tampa, faça um foro com o alfinete e fixe o no palito do pirulito. Fixe o cata vento já pronto na frente da agulha.


• Fazendo funcionar:

- Algodão;

- Álcool;

- Fogo;

- Suporte para por o algodão

Montando: Após o termino dos dois fixe o cata vento na frente da agulha, onde estes devem estar na mesma altura; em seguida molhe o algodão com álcool, ponha sobre o e acenda.



O objetivo do experimento é transformar energia térmica em mecânica; no caso em questão o calor das chamas aquece a agua existente dentro do recipiente, onde está se transforma em vapor e passa pelo pequeno espaço da agulha, assim faz com que o cata vento se mova.

Observação: Não desconfie da força do vapor, pois na sala de aula ao tentarmos realizar o experimento com uma das equipes, a tampa do vaso utilizado por estes de desprendeu e por pouco não acertou o nosso professor, fomos avisados que isto poderia acontecer, mais cometemos a gafi de desconfiar da física.

2 comentários:

  1. Que bom que vcs não foram tão dramáticos como seus colegas em dizer que a tampa quase "me mata". rsrs!!

    Gostei da postagem, já que são fotos infelizmente não tem como ver a transformação da energia de maneira mas concreta com o movimento do cata vento, mas está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Então eu fiz desse jeito q vcs falaram e não aconteceu nada cm o catavento!

    ResponderExcluir