Física Maníacos

Física Maníacos

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Por que o uso de óculos de sol não certificados são um perigo para a saúde dos olhos?


Apesar das cópias de óculos serem bonitas e bem-feitas, não garantem a proteção devida por causa das lentes que além de não servirem como filtradores do espectro total dos raios ultravioletas, os óculos de baixa qualidade, aqueles que encontramos no barracão do meio da rua, não oferecem garantia de proteção.
No escuro, nossa pupila se dilata para facilitar a entrada de luz. A mesma coisa acontece quando utilizamos óculos com lentes escuras, por esta razão, os óculos escuros de baixa qualidade podem causar danos para saúde dos nossos olhos porque, além de não protegerem dos raios UVA e UVB, dilatam a pupila, ampliando o campo de entrada para estes mesmos raios.
Pela falta de garantia na fabricação, outro risco é o deles apresentarem graus ou desníveis nas lentes, o que obriga o olho a gastar energia para corrigir a visão errada (ou "torta") provocada por elas.
"As copias não necessariamente induzem a problemas futuros, mas, sim, a uma acomodação ótica. O usuário tem que compensar a aberração da lente e isso gera um desconforto", explica o oftalmologista do Einstein, Dr. Adriano Biondi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário