Física Maníacos

Física Maníacos

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O que é a Luz?

A luz é uma tipo de energia que pode ser propagado tanto nos meios materiais, quanto no vácuo. Um dos exemplos de luz é a emitida pelo Sol, que chega até nós em 8 minutos e 20 segundos, percorrendo cerca 150 milhões de quilômetros a uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo.

A grandeza 1 ano-luz, muito usada em Astronomia, é corresponde à distância pela qual a luz percorre em um ano, no vácuo. Para que seja transformado 1 ano-luz em quilômetros, é necessário multiplicar a velocidade da luz no vácuo, 300 000 km/s, pelo intervalo de tempo de 1 ano que, em segundos, corresponde a, aproximadamente, 3,15 · 107 s. Assim, temos:

1 ano-luz = 3,0 · 105 km/s · 3,15 · 107 s

Optica


O Sol emite uma luz branca, ou policromática (várias cores), que pode ser decomposta em luzes monocromáticas (uma só cor). A luz branca é composta pelas principais luzes monocromáticas, que são em número de sete: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta. Para podermos observar a decomposição da luz branca em suas cores componentes principais, basta fazermos a luz solar incidir sobre um prisma ou sobre gotículas de água (arco-íris).

Optica

Um comentário:

  1. Sobre esta última imagem falaremos melhor dela agora quando tratarmos da refração!

    ResponderExcluir