Um desses nossos “vizinhos” chama a nossa atenção e curiosidade, por ser o maior planeta de todo o sistema solar. Para termos noção de seu tamanho, a massa dele é duas vezes maior que a de todos os outros planetas juntos.
Júpiter, nosso planeta gigante, é um globo multicolorido de gases. Seu elemento químico mais importante e mais abundante é o hidrogênio, que também é o principal constituinte de uma estrela. Por isso Júpiter quase se transformou em uma delas.
Formado por aproximadamente 90% de hidrogênio e 10% de hélio, com a presença (pouco significativa) de outras substâncias. O nosso gigante é o primeiro dos planetas gasosos, e pouco se sabe sobre ele, mas os astrônomos acreditam que seu núcleo seja rochoso, com massa em torno de 10 a 15 vezes maior que a da Terra.
Júpiter possui ventos fortes e por isso geralmente são causadas algumas tempestades, como por exemplo, a Grande mancha vermelha, que é resultado de uma turbulenta tempestade na atmosfera de Júpiter que tem se mantido por pelo menos quatro séculos ou mais.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre Júpiter entre nesses sites e conheçam um pouco mais sobre o nosso gigante, suas luas e até mesmo a situação atual da Grande Mancha Vermelha:
http://www.zenite.nu/
http://www.fortunecity.com/tatooine/servalan/272/jupiter.htm
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1070919-5603,00-GRANDE+MANCHA+VERMELHA+DE+JUPITER+ESTA+ENCOLHENDO+AFIRMA+ESTUDO.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário