Física Maníacos

Física Maníacos

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Poluição Luminosa


Nas grandes cidades em que nossa população vive em rítimo frenético, sofremos vários impactos ambientais, porém sofremos um que por muitosAdicionar imagem se passa despercebido. Você nunca notou que nessas áreas urbanizadas os céus não são tão estrelados como em áreas rurais? Claro que sim.

O uso incorreto da iluminação artificial noturna, que gera a menos conhecida forma de agressão ao meio ambiente: a poluição luminosa. Há muitos anos que os astrônomos profissionais e amadores vêm tentando alertar políticos, engenheiros eletricistas, técnicos de iluminação e a população em geral para os incômodos causados pelo uso desnecessário de luz na atmosfera, principalmente nas cidades. Esse esforço tem sido recompensado através de mudanças de atitudes demonstradas por pessoas mais conscientes sobre o problema enfrentado.

Algumas dicas:

Uma Luminária, por exemplo: Em toda iluminação externa deve vir de cima e ir somente para baixo. A luminária não pode ser visível de cima, ela deve ser coberta por um painel que direcione a luz para baixo somente. A lâmpada externa não pode ser potente ao ponto de causar danos à visão das pessoas que estão caminhando ou dirigindo, lembre-se que se a luz é bem direcionada, menos luz é necessária, e lâmpadas menos potentes e mais econômicas devem ser usadas.

Fonte: http://www.astronomia.cc/artigos/poluicao-luminosa-causas-e-efeitos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário