O gás é um dos estados físicos da matéria, que não possui forma nem volumes definidos, e é basicamente uma coleção de partículas que possuem movimentos aleatórios. Ex: O oxigênio na temperatura ambiente. O vapor é uma substância no estado gasoso que possui uma temperatura menor à sua temperatura normal, ou seja, ele pode ser transformado em um líquido ou sólido apenas pelo aumento de sua pressão, sem que seja preciso reduzir sua temperatura. Ex: O gás de cozinha, que apesar de ser chamado de gás, ele é um vapor (já que na temperatura ambiente ele está no estado líquido dentro do bujão). Já a fumaça é um gás que resulta de uma combustão ou pirólise, definido como o transporte de gases ou partículas (sejam elas solídas ou líquidas) pela atmosfera. Ex: Combustão dos motores de um avião.
Olá! Qual a diferença de "estado físico da matéria", "substância no estado gasoso" ? Estado gasoso, não é de gás? E...no final das contas toda fumaça é um gás, mas nem todo gás é uma fumaça, é isso? Na prática tudo é uma gás?
ResponderExcluirSim, nem todo gás é fumaça, por exemplo, aquela "fumacinha" que sai da nossa boca quando está muito frio, aquilo na verdade não é uma fumaça, e sim vapor, pois o ar quente se condensou com a temperatura baixa e formou aquele vapor, portanto, não é fumaça. Igual quando abrimos a panela muito quente quando fazemos comida, a "fumaça" que sai dali, não é fumaça, é o vapor, pois o ar quente entrou em contato com o ar mais frio do lado de fora da panela, assim formando vapor.
ResponderExcluirFumaça é apenas o gás resultante de combustão ou pirólise.
Gostei!
ResponderExcluir