Física Maníacos

Física Maníacos

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Qual a diferença entre gás, vapor e fumaça?

O gás é um dos estados físicos da matéria, que não possui forma nem volumes definidos, e é basicamente uma coleção de partículas que possuem movimentos aleatórios. Ex: O oxigênio na temperatura ambiente. O vapor é uma substância no estado gasoso que possui uma temperatura menor à sua temperatura normal, ou seja, ele pode ser transformado em um líquido ou sólido apenas pelo aumento de sua pressão, sem que seja preciso reduzir sua temperatura. Ex: O gás de cozinha, que apesar de ser chamado de gás, ele é um vapor (já que na temperatura ambiente ele está no estado líquido dentro do bujão). Já a fumaça é um gás que resulta de uma combustão ou pirólise, definido como o transporte de gases ou partículas (sejam elas solídas ou líquidas) pela atmosfera. Ex: Combustão dos motores de um avião.



Fontes: 01, 02, 03, 04, 05

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Gás Ideal


O gás ideal, ou perfeito, é um gás hipotético composto por partículas pontuais que se movem de forma aleatória e que não se interagem, por isso suas moléculas ocupam um espaço desprezível e possuem forças também desprezíveis entre elas. É um conceito útil, já que este obedece à lei dos gases ideais (relação entre a pressão, o volume e a temperatura).

Esse modelo de gás tende a falhar nas mais baixas temperaturas ou mais altas pressões, já que nesses casos as forças entre suas moléculas e o tamanho destas tornam-se importantes. Em condições ambientais normais de temperatura e pressão padrão, a maioria dos gases reais se comporta como um gás ideal. Mas desses gases, o que mais se aproxima do ideal são os monoatômico, quando encontrados em baixa pressão e alta temperatura.

Você pode conhecer mais sobre os gases ideias nesses sites: fonte1, fonte2, fonte3

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Diferença entre as brisas marítimas e terrestres

Brisa marítima: é a brisa ou vento próximo a superfície no sentido do mar para o continente.





Brisa terrestre: é um fenômeno que acontece a noite, onde as superfícies sobre a terra se esfriam mais rapidamente que as superfícies das águas, assim o ar frio sobre a terra irá fluir para o corpo de água.





Fonte:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090721090406AAPnnh3

Feitos de Clapeyron na física d na quimica


























Benoit Paul Émile Clapeyron, além de engenheiro era físico e de fundamental importância na química e na física, nascido em 1799 e morreu aos 65 anos.

Na física este teve participação na criação da Termodinâmica; ramo que estuda os efeitos causados pela variação da pressão, temperatura e volume. E na química estabeleceu relação quatros variáveis físicas de um gás: temperatura (T), pressão(p), volume(V) e o numero de mols(n). Com a seguinte formule: p.V=n.R.T


• R é a constante universal dos gases, cujo valor pode ser escrito das seguintes formas:

R = 8,31 (N/m2).m3/mol.K ou R = 8,31 Joule/mol.K

• E n é número de mol do gás, cujo valor pode ser determinado a partir da razão entre a massa do gás e a massa molar do mesmo, ou seja:

n = m/M

Fonte:

http://www.brasilescola.com/fisica/a-equacao-clapeyron.htm

domingo, 24 de julho de 2011

Merecem lugar no blog de fisica
















Boletim de Albert Einstein



















Albert Einstein no Brasil











sexta-feira, 8 de julho de 2011

O maior planeta do Sistema Solar.


Com a criação da astronomia nós podemos conhecer um pouco mais do nosso planeta e da galáxia que nos cercam. Além disso, passamos a observar mais nossos planetas vizinhos, em busca de um total conhecimento sobre eles.

Um desses nossos “vizinhos” chama a nossa atenção e curiosidade, por ser o maior planeta de todo o sistema solar. Para termos noção de seu tamanho, a massa dele é duas vezes maior que a de todos os outros planetas juntos.

Júpiter, nosso planeta gigante, é um globo multicolorido de gases. Seu elemento químico mais importante e mais abundante é o hidrogênio, que também é o principal constituinte de uma estrela. Por isso Júpiter quase se transformou em uma delas.

Formado por aproximadamente 90% de hidrogênio e 10% de hélio, com a presença (pouco significativa) de outras substâncias. O nosso gigante é o primeiro dos planetas gasosos, e pouco se sabe sobre ele, mas os astrônomos acreditam que seu núcleo seja rochoso, com massa em torno de 10 a 15 vezes maior que a da Terra.

Júpiter possui ventos fortes e por isso geralmente são causadas algumas tempestades, como por exemplo, a Grande mancha vermelha, que
é resultado de uma turbulenta tempestade na atmosfera de Júpiter que tem se mantido por pelo menos quatro séculos ou mais.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre Júpiter entre nesses sites e conheçam um pouco mais sobre o nosso gigante, suas luas e até mesmo a situação atual da Grande Mancha Vermelha:

http://www.zenite.nu/
http://www.fortunecity.com/tatooine/servalan/272/jupiter.htm
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1070919-5603,00-GRANDE+MANCHA+VERMELHA+DE+JUPITER+ESTA+ENCOLHENDO+AFIRMA+ESTUDO.html

Poluição Luminosa


Nas grandes cidades em que nossa população vive em rítimo frenético, sofremos vários impactos ambientais, porém sofremos um que por muitosAdicionar imagem se passa despercebido. Você nunca notou que nessas áreas urbanizadas os céus não são tão estrelados como em áreas rurais? Claro que sim.

O uso incorreto da iluminação artificial noturna, que gera a menos conhecida forma de agressão ao meio ambiente: a poluição luminosa. Há muitos anos que os astrônomos profissionais e amadores vêm tentando alertar políticos, engenheiros eletricistas, técnicos de iluminação e a população em geral para os incômodos causados pelo uso desnecessário de luz na atmosfera, principalmente nas cidades. Esse esforço tem sido recompensado através de mudanças de atitudes demonstradas por pessoas mais conscientes sobre o problema enfrentado.

Algumas dicas:

Uma Luminária, por exemplo: Em toda iluminação externa deve vir de cima e ir somente para baixo. A luminária não pode ser visível de cima, ela deve ser coberta por um painel que direcione a luz para baixo somente. A lâmpada externa não pode ser potente ao ponto de causar danos à visão das pessoas que estão caminhando ou dirigindo, lembre-se que se a luz é bem direcionada, menos luz é necessária, e lâmpadas menos potentes e mais econômicas devem ser usadas.

Fonte: http://www.astronomia.cc/artigos/poluicao-luminosa-causas-e-efeitos/

Estrelas


O sol por ser uma estrela de forte iluminação bloqueia a luz das demais estrelas no período do dia, maior estrela próxima da terra o sol possui uma mistura de cores vermelho, amarelo e laranja pelos seus compostos. Mas não estamos aqui para falar apenas do sol apesar de ser a maior e mais importante estrela do sistema solar.

As estrelas vistas a noite são estrelas de luminosidade mais fraca q no período do dia o sol não permite a vista delas.

Para saber a idade e a estrutura de uma estrela é necessário saber vários outros fatores como a sua luminosidade, magnitude, radiação, temperatura, rotação, cinemática, campo magnético e composição química.

Um céu estrelado para bons observadores trazem para cada um deles, paz e leveza, ao olhar para elas você consegue se identificar a depender do seu estado de humor, cada estrela trás consigo um mistério q ser humano jamais conseguira desvendar.

7 de julho  - As temperaturas seguem baixas no sul do País, mas o sol apareceu nesta quinta-feira em Santana do Livramento, na fronteira oeste gaúcha. Foto: Daniel Badra / Agência Freelancer/Especial para Terra

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela