Física Maníacos
sábado, 19 de novembro de 2011
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
O desenvolvimento da astronomia óptica
Experimentos com a luz solar
Materiais:
- Caixa de sapato ( sem tampa)
- Papel alumínio
- Papel filme
- Copo de vidro transparente
Montando:
Forre a caixa internamente com o papal alumínio, ponha o copo com certa quantidade de agua dentro desta, e por fim forre-a tampando, com o papel filme.
O objeto do experimento é analisar a variação da temperatura e calcular o calor sensível; para calcula-lo voltaremos a colorimetria:
Q=m.c. ΔT onde, Q= quantidade de calor, m=massa, c= calor especifico da substancia (na caso do experimento onde utilizamos a aguas seu calor especifico corresponde a 1cal/g°C), ΔT=variação de temperatura.
Dados do experimento da caixa:
T°= 29°C
T= 55°C
m= 90 ml= 90g
Tempo= 60min= 3600seg
ΔT= 55-29=26°C
Q=m.c. Δt
Q=90.1.26= 2340cal x 4,2J= 9828J
P=ΔE/ΔT= Q(J)/ ΔT(s)= 9828/3600=2,73W
Segundo experimento:
Materiais:
- Copo de vidro transparente
- 2 lupas de mão
Fazendo funcionar:
Ponha uma certa quantidade de agua em um copo, segure as duas lupas fazendo com que seu foco fique na agua
Dados do experimento da lupa:
T°= 29°C
T= 38°C
m= 90 ml= 90g
Tempo= 30min= 1800seg
ΔT= 38-29=9°C
Q=m.c. Δt
Q=90.1.9 = 810cal x 4,2J= 3402J
P=ΔE/ΔT= Q(J)/ ΔT(s)= 3402/1800=1,89W
Questões da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) sobre óptica
Instrumentos Ópticos
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Ametropia
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Transferência de calor
Aos que costumam beber (não permitido para nós, pois somos menos de 18) já sentiram uma raiva imensa quando estão tomando um drink com gelo, da uma pausa o tempo passa e quando percebem o gelo já não existe e o drink ficou todo aguado?
Seus problemas acabaram, foi inventado o gelo eterno, que são na verdade cubos de aço inoxidável preenchidos com gel atóxico que ao ser congelado transmite a temperatura para o lado exterior do cubo que por sua vez deixa sua bebida gelada sem se liquefazer. Então a transferência de calor ocorre quando colocado dentro do drink o gelo recebe calor da bebida.
Fonte: http://bebidaliberada.com.br/humor-liberado/gelo-eterno-a-salvacao-para-os-seus-drink-aguados/
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Por que o uso de óculos de sol não certificados são um perigo para a saúde dos olhos?
Como funciona uma pilha por dentro?
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
O que é a Luz?
A luz é uma tipo de energia que pode ser propagado tanto nos meios materiais, quanto no vácuo. Um dos exemplos de luz é a emitida pelo Sol, que chega até nós em 8 minutos e 20 segundos, percorrendo cerca 150 milhões de quilômetros a uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo.
A grandeza 1 ano-luz, muito usada em Astronomia, é corresponde à distância pela qual a luz percorre em um ano, no vácuo. Para que seja transformado 1 ano-luz em quilômetros, é necessário multiplicar a velocidade da luz no vácuo, 300 000 km/s, pelo intervalo de tempo de 1 ano que, em segundos, corresponde a, aproximadamente, 3,15 · 107 s. Assim, temos:
1 ano-luz = 3,0 · 105 km/s · 3,15 · 107 s
O Sol emite uma luz branca, ou policromática (várias cores), que pode ser decomposta em luzes monocromáticas (uma só cor). A luz branca é composta pelas principais luzes monocromáticas, que são em número de sete: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta. Para podermos observar a decomposição da luz branca em suas cores componentes principais, basta fazermos a luz solar incidir sobre um prisma ou sobre gotículas de água (arco-íris).
domingo, 9 de outubro de 2011
Construindo uma Máquina Térmica
Construindo uma Máquina Térmica
Materiais:
• Máquina
- Uma lata (ex: leite Ninho);
- Durepox;
- Pedaço de madeira;
- Duas barras de madeira;
- Uma agulha.
Montando: Coloque dentro da lata um pouco de agua, na sua tampa faça um furo encaixando a agulha e fixando-a com durepox e garantindo que o vapor passe apenas pela agulha, use o durepox também para fechar a tampa da lata, evitando assim acidentes. Depois da lata pronta, utilize as duas barras de madeira como suporte e fixa no pedaço de madeira.
• Cata vento:
- Folha de oficio;
- Cola;
- Tampa de uma vasinho de tinta Guache;
- Alfinete;
- Palito de pirulito.
Montando: Corte a folha em pequenos pedaços semelhantes a um trapézio, e cole na tampa, faça um foro com o alfinete e fixe o no palito do pirulito. Fixe o cata vento já pronto na frente da agulha.
• Fazendo funcionar:
- Algodão;
- Álcool;
- Fogo;
- Suporte para por o algodão
Montando: Após o termino dos dois fixe o cata vento na frente da agulha, onde estes devem estar na mesma altura; em seguida molhe o algodão com álcool, ponha sobre o e acenda.
O objetivo do experimento é transformar energia térmica em mecânica; no caso em questão o calor das chamas aquece a agua existente dentro do recipiente, onde está se transforma em vapor e passa pelo pequeno espaço da agulha, assim faz com que o cata vento se mova.
Observação: Não desconfie da força do vapor, pois na sala de aula ao tentarmos realizar o experimento com uma das equipes, a tampa do vaso utilizado por estes de desprendeu e por pouco não acertou o nosso professor, fomos avisados que isto poderia acontecer, mais cometemos a gafi de desconfiar da física.